Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Entre mulheres e gemidos




Por que as mulheres gemem? Isso mesmo, por que, na hora do sexo, nós fazemos certos barulhos? São ruídos voluntários, totalmente independentes do orgasmo ou trata-se de um reflexo associado ao clímax da relação sexual?

Essa foi a pergunta que motivou um estudo realizado por Brewer e Colin, da University of Central Lancashire, Inglaterra. Ao ler isso imaginei que provavelmente os dois pesquisadores são do tipo o Sheldon (personagem do Big Bang Theory), que raramente tem uma boa noite de sexo na vida e que tem mais prazer desvendando os mistérios do universo (em equações, claro). Mulheres gemem o tempo todo (bem, acho que a maioria delas) e se isso estivesse associado ao orgasmo (um minuto para pensar nessa possibilidade)... teríamos bem menos a reclamar durante a semana.

Para desenvolver a pesquisa, os cientistas entregaram questionários a 71 mulheres heterossexuais, sexualmente ativas e com idades em torno de 22 anos. 

O que os pesquisadores descobriram é que, na verdade, os gemidos ocorrem antes e depois do orgasmo masculino. A teoria é que as mulheres utilizam as vocalizações copulatórias (nome cientifico dado aos gemidos na pesquisa, “copulatory vocalizations”) como forma de manipular o comportamento masculino a seu favor.

Gemer faz com que os homens se excitem mais e incentiva a ejaculação. Perto do orgasmo, os homens se sentiriam mais motivados a também levar a parceira ao gozo. As vocalizações também seriam uma forma do sexo feminino demonstrar contentamento com o ato (em alguns casos, eu acrescentaria. A vida sexual é um lugar bastante cheio de performances...).

O estudo apontou ainda que os gemidos fazem parte de um “script sexual”, que tanto homens quanto mulheres possuem. Essa espécie de roteiro se baseia em parceiros estereotipados e na idealização do que estes gostariam durante o sexo. No caso das mulheres, os gemidos são um item da lista.

Essa coisa dos gemidos me lembrou uma conversa de bar que tive com um amigo há um tempo atrás. Ele citou a tenista russa Maria Sharopova e seus famosos gemidos (na verdade, técnica de respiração), que já foram, inclusive, alvo de boicote. E com a Sharopova que geme (não podia perder a piada) que encerro o post.








0 comentários:

Postar um comentário